12/30/2010

Padrões - Akiyoshi Kitaoka

Estes padrões são parecidos com os meus!
Só que estes estão "vivos".
São imagens estáticas, no entanto parecem mover-se.
O responsável por esta ilusão de óptica, é o japonês Akiyoshi Kitaoka.

As figuras são experiências visuais destinadas a testar uma dada teoria e exploram, no fundo, as limitações da nossa visão. São essas imperfeições que nos dão a sensação de um movimento inexistente, resultado de uma "anomalia" na visão periférica em relação à percepção da luz e da cor que ocorre na maioria dos indivíduos. Todavia, nem todos conseguem ver os efeitos esperados.




12/08/2010

Modelo CIE LAB

É um dos principais espaços de cor propostos pela CIE para obter um espaço de cor uniforme, e que é percebido pelo olho humano.

L - Valor de luminosidade.
a - Valor de vermelho e verde em lados oposto.
b - Valor de azul e amarelo em lados opostos.

O modelo CIE Lab é um dos modelos usados como possível PSC (Perfil de conexão de espaços de cor) na gestão de cor baseada em perfis ICC.

Modelo CIE/Lab 1976

Modelo CIE XYZ

Este modelo de cor baseia-se em 3 coordenadas teóricas para formar uma base científica sobre como o olho humano responde, dentro de determinados parâmetros, a variáveis de luz. Ou seja que cor nós vemos ao sermos confrontados com determinada situação de luz, objecto e reflexão.

Modelos de Cor

Cada dispositivo tem o seu espectro ou gama de cores (cores que esse dispositivo consegue reproduzir).
Por esse motivo foram criados modelos numéricos de cor que são independentes dos vários dispositivos de reprodução de cor existentes.
Estes modelos usam números e/ou coordenadas para criar um modelo de percepção humana sobre a cor, e são a base de todos os outros.
A CIE é a entidade internacional competente para criar ou alterar todos os standards sobre a luz, nos quais se inclui a cor.