11/20/2010

Fontes de Luz e Iluminantes

A especificação das propriedades da cor das fontes de luz pode ser feita de duas maneiras, através de medições e através de normalizações.
Uma fonte de luz é um fenómeno físico de um tipo de radiação, tal como uma vela, uma lâmpada ou a própria luz do dia.
Um iluminante é um conjunto de especificações tabeladas para uma potencial fonte de luz.

Há muitas fontes de luz disponíveis no mercado que apresentam distribuições espectrais de potência bastante diferentes entre si, mesmo sendo comercializadas com a mesma designação. Como a iluminação influencia directamente na cor dos objectos, estes apresentam mudanças significativas na aparência da cor quando submetidos a diferentes fontes luminosas. Para reduzir essa complexidade, a CIE (Commission Internationale de l’Eclairage) padronizou alguns iluminantes e fontes:
  • O iluminante A representa a luz de um corpo negro de temperatura 2856K. A fonte A é a fonte mais comum de luz artificial. Nesta categoria enquadram-se todas as lâmpadas incandescentes cuja temperatura de cor se aproxime de 2856K.
  • O iluminante B foi desenvolvido para representar a luz do sol, com uma temperatura de cor correlata de aproximadamente 4900K.
  • O iluminante C foi desenvolvido para representar a luz média do dia, com uma temperatura de cor de aproximadamente de 6800K.
  • A CIE definiu várias séries de iluminantes para representar o espectro de vários tipos de fontes de luz.

Sem comentários: